sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"O Americano Tranquilo"

     Em 1952, Saigon vive em plena guerra tendente à sua libertação do domínio francês. É nesse contexto que é assassinado Alden Pyle, um agente da CIA idealista enviado para auxiliar as forças locais. Aí conhece Thomas Fowler, um repórter veterano correspondente do London Times, e os dois rapidamente tornam-se amigos.
     Fowler recorda episódios da guerra que se desenrola naquele país, episódios relativos ao próprio Pyle e ao triângulo amoroso que nasce entre ambos e uma jovem vietnamita, Phuong, amante original do velho correspondente.
     Relativamente à guerra, uma das questões abordadas é a forma como o comando francês destaca as vitórias (pequenas ou grandes) no terreno e as baixas do inimigo, sonegando toda e qualquer informação sobre as derrotas ou as próprias baixas. Outra questão diz respeito à falta de material aéreo de combate, nomeadamente helicópteros. Uma terceira é a ausência de primeiros socorros, o que faz com que mesmo os feridos ligeiros corram perigo de vida.
     Entretanto, Fowler é nomeado editor para os assuntos internacionais, por isso terá de regressar a Londres, apesar de esse não ser o seu desejo. Escreve então à mulher, pedindo-lhe o divórcio, por causa do seu «affair» com Phuong.
     Durante um ataque noturno de que são vítimas, Pyle acaba por salvar Fowler, ferido, transportando-o às costas. Entretanto, este recebe a resposta negativa da mulher ao pedido de divórcio, numa carta onde está bem vincada a amargura dela. Seguidamente, Fowler escreve a Pyle comunicando-lhe o oposto, isto é, que a mulher aceitara o divórcio.
     A verdade acaba por vir ao de cima e Phuong vai morar com Pyle, que se revela envolvido em atentados, cometidos ao serviço da designada Terceira Força do general Thé, distinta dos Franceses e dos Comunistas.
     Certo dia, Fowler vê-se imiscuído num desses atentados, que originalmente tinha como objetivo uma parada militar, entretanto cancelada, e que acaba por vitimar apenas civis inocentes. Entretanto, é-lhe comunicado que ficará mais um ano no Vietname.
     No final, recebe um telegrama da mulher concedendo-lhe o divórcio, ficando assim disponível para Phuong.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar